NOSSOS SERVIÇOS

NACIONALIDADE PARA FILHOS DE PORTUGUESES

A Lei portuguesa concede aos filhos de portugueses o direito de obtenção de nacionalidade originária (por atribuição) e, desta forma, podem transferir sua nacionalidade aos seus descendentes.

Em Portugal não há qualquer diferença se o português é o pai ou a mãe do requerente, tampouco o local de nascimento do filho do português. Não há ainda a necessidade de que o ascendente (pai ou mãe) esteja vivo para obtenção desta nacionalidade.

Abaixo encontrará o rol de documentos necessários para o pedido de atribuição de nacionalidade para FILHOS de portugueses. Caso não os tenha, entre em contato e podemos ajudá-lo.

Taxas: EUR 175 (Maiores). Gratuito para menores de 18 anos.

DOCUMENTOS

  • Certidão de nascimento do ascendente português (cópia simples ou respectivos dados: nome completo, filiação, data de nascimento, concelho e freguesia de nascimento) *;
  • Certidão de nascimento em inteiro teor do requerente com reconhecimento notarial (em cartório) da assinatura do escrevente com Apostila de Haia;
  • Certidão de nascimento por meio reprográfico, do requerente com reconhecimento notarial (em cartório) da assinatura do escrevente com Apostila de Haia;
  • Cópia autenticada do documento pessoal válido com foto (RG, CNH ou Passaporte) com Apostila de Haia; e
  • Procuração simples assinada**.

 

*Em caso dos pais serem portugueses ou somente a genitora e esta não for a declarante do nascimento do filho, a transcrição prévia do casamento é obrigatória.

**Em caso do Requerente possuir mais de 70 anos solicitamos procuração pública com fins específicos e com Apostila de Haia para fins de prova de vida.

passo a passo - recebimento e análise de documentos

Entenda como funciona o processo de verificação da existência do direito à nacionalidade portuguesa na família

passoapasso_documentos_nacionalidadeportuguesa